Nota de Pesar: Padre Joãozinho


Nota de Pesar

Ainda que três dias depois do fato, não abrimos mão de dizer que a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) lamenta profundamente o falecimento do Padre João Derickx, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no bairro do Bengui, em Belém (PA).

Padre Joãozinho, como era mais conhecido, faleceu por volta de 5h da manhã do último dia 16, no Hospital Adventista de Belém, em decorrência de complicações que sofreu com a contaminação pelo vírus H1N1. Ele estava internado desde o dia 13.

Holandês radicado no Brasil há mais de 40 anos, Padre Joãozinho se dedicou firmemente em trabalhos relacionados a questões sociais e aos povos da Amazônia. Ele morou por 20 anos na Prelazia de Tefé, no Amazonas, e foi pároco na Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, por 16 anos. No bairro do Bengui, o padre também cumpria a função de articular e mobilizar igrejas, escolas e centros comunitários em defesa de uma cultura de paz, em que todos eram aceitos e respeitados.

Com sua experiência na luta pelos povos da Amazônia, Padre Joãozinho escreveu a obra "Reservas extrativistas: mais vida e missão nesse chão", relato no qual descreve o conhecimento que obteve com sua missão entre os seringueiros da Prelazia de Tefé; sintetiza e analisa o processo de organização das populações extrativistas entre os anos de 1980 e 1993, cobrindo uma região com cerca de 900 quilômetros na reserva do Juruá, o rio mais sinuoso do planeta.

Desta maneira, saudamos também todas as pessoas que, como ele, também lutam em diferentes frentes pela construção de uma cultura de direitos humanos na nossa sociedade.

Nossos sinceros sentimentos,
SDDH

Com informações de: Fundo DEMA e FAOR

Postagens mais visitadas deste blog

Bruno Munduruku Ancestralizou

Breves enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água