Seminário César Leite quer Comissão da Verdade na UFPA


Em 1980, na UFPA, o estudante César Moraes Leite foi morto pela arma de um policial Federal, em uma época em que a prática era manter agentes da Ditadura Militar em sala de aula para colher informações sobre grupos subversivos no âmbito universitário.

Em homenagem a este estudante de Engenharia Química, alunos da UFPA tomaram a iniciativa de, 33 anos após a tragédia, organizar um evento em sua homenagem e de forma criar um espaço de articulação entre docentes, discentes e técnicos para construir uma Comissão da Verdade da UFPA. Esta comissão teria membros de todo o espectro universitário e teria como objetivo "jogar uma luz" sobre os casos obscuros de perseguições políticas, mortes, torturas e violações aos direitos humanos no âmbito da universidade, à exemplo de projetos já consolidados, como o da Universidade de Brasília (UNB).

No evento, estarão representantes de diversas forças políticas e de defesa dos Direitos Humanos, como a Profa. Elizete Veiga, que representará a SDDH e o MNDH no evento, falando sobre as violações no período da repressão e sobre as formas de busca da memória e da verdade, por meio de iniciativas como a Comissão da Verdade do Estado do Pará.

O seminário será realizado nos dias 11 e 12 de junho, das 8h30 até as 18h, nos dois dias. A entrada é franca e haverá emissão de certificados, com 20h complementares, para os participantes.

Postagens mais visitadas deste blog

Bruno Munduruku Ancestralizou

Breves enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água