SDDH sedia Encontro Libertário


No mês em que são comemorados os 20 anos do movimento de resistência mexicano conhecido como movimento zapatista, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) abre suas portas para o encontro de quem desejar saber um pouco mais sobre esta demonstração de enfrentamento popular, camponês e indígena, em especial, ao sistema. A conjuntura mundial e brasileira é mais que propícia para a discussão.

O Encontro Libertário terá início com a exibição do vídeo-documentário “Um lugar chamado Chiapas”, seguido de provocações da professora Luciane Soares.

O espaço também vai disponibilizar exemplares do Jornal Resistência, produzido pela SDDH há mais de três décadas e que pode ser adquirido livremente, com ou sem colaborações no local.

Ainda estará aberta uma pequena feira com artigos diversos, como discos de artistas-símbolo da luta contra o terrorismo de estado na América Latina; filmes que retratam temáticas e experiências de resistência; livros que conduzem a um pensamento humanista; e objetos de decoração característicos de povos vizinhos, como argentinos e peruanos.

O momento será ainda para um encontro informal entre pessoas de diferentes áreas de atuação, que vão compartilhar de intervenções artísticas e experiências gastronômicas.

“Um Lugar Chamado Chiapas”: Uma das condições para a entrada do Estado mexicano ao NAFTA (acordo de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá) seria cessar a distribuição de terras aos camponeses e como, conseqüência dessa medida, indígenas e o EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) protagonizaram na região de Chiapas o levante revolucionário que já alcançou 20 anos de resistência.

Em “Um lugar chamado Chiapas” (1995, 92min), documentário feito pela canadense Nettie Wild, conta-se um pouco dessa historia, que teve inicio em 1° de janeiro de 1994 e que se tornou um dos ícones de luta e resistência contra a dominação capitalista na América e no mundo.



Atividade: Encontro libertário
Data/hora: 17.01.2014 / 18h30
Local: SDDH - Av. Gov. José Malcher, 1381 – entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro
Realização: Biblioteca Libertária Maxwell Ferreira
Apoio: SDDH, Bloco da Canalha e Batuque do Mercado de São Brás

Postagens mais visitadas deste blog

Bruno Munduruku Ancestralizou

Breves enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água