sábado, 6 de dezembro de 2014

SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

SEMANA DE DIREITOS HUMANOS
5 a 13 de dezembro de 2014
Belém-PA

Um coletivo de entidades da sociedade civil, movimentos sociais, grupos de estudos sobre a temática e a Universidade Federal do Pará, une-se no ano de 2014 para comemorar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, sendo adotada pela ONU em 1948 (A/RES/217). Seu nascedouro foi marcado pelo abalo que o mundo sentiu com o Holocausto e a Barbárie cometida na 2ª Guerra Mundial e, com isso, um conjunto de países decidiram construir um mundo sob o alicerce da DIGNIDADE HUMANA, na promoção da paz e a democracia, fortalecendo os Direitos Humanos. 
           O Brasil do século XXI convive com muitas contradições sociais e a Amazônia vem sendo palco de diversos conflitos nos espaços socioambientais, seja nas cidades, seja no campo, florestas e rios. As violações de Direitos Humanos, vão desde os altos índices de violência e assassinatos de jovens negros de periferias, trabalhadores rurais e lideranças sociais, como a degradação socioambiental resultante de grandes projetos que, não raramente, afetam as populações tradicionais. As políticas públicas não priorizam as demandas e urgências oriundas das variadas violações de Direitos Humanos. 
          O Pará, por sua vez, é um estado rico com uma população pobre, tendo o terceiro pior IDH do Brasil com deficiências nas áreas de saneamento, educação e segurança pública. Nos últimos anos, os defensores e defensoras de Direitos Humanos vem sendo confrontados com projetos desenvolvimentistas na Amazônia que  criminalizam e desqualificam suas lutas.
         O Machismo, Homofobia e Racismo, infelizmente constitutivos na formação do Estado e sociedade brasileira, vem se intensificando, além de movimentos ultraconservadores que pautam situações violadoras de Direitos Humanos como a redução da maioridade penal, endurecimento de penas e discurso moralizantes que segregam grupos e temas como LEGALIZAÇÂO DO ABORTO, HOMOSEXUALIDADE, REFORMA AGRÁRIA, QUESTÃO INDIGENA, QUILOMBOLA E CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DA JUVENTUDE.
          Desta forma, os movimentos sociais que atuam em prol dos direitos humanos na cidade de Belém, Pará, reúnem-se em defesa da DIGNIDADE HUMANA NA AMAZÔNIA.
Realização:
SDDH
MNDH Regional Amazônica II
LAJUSA
Grupo de Estudos Direito Penal e Democracia (UFPA)
RECID/PA               
CEDECA/EMAÚS
Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense
Grupo de Pesquisa Transversalizando (UFPA)   
FASE/PA
NAJUPAK (UFPA)
Levante Popular da Juventude
Movimento Feminista Marias
CEDENPA
CRP 10
Comissão DH OAB/PA
Movimento de Mulheres de Altamira
MMCC
Projeto Tela Firme
Mov. de Mulheres do Moju  
Movimento de Mulheres de Barcarena      
Consulta Popular
MXVPS
MST
GRUPO DE PESQUISAS TRANSVERSALIZANDO/UFPA
CJP/TERRA FIRME
COLETIVO PERIFERIA BELÉM



 PROGRAMAÇÃO

05\12\2014
17h: Lançamento do livro “Direitos Humanos e Vulnerabilidade na Amazônia, organizadora: Luanna Tomáz de Souza, professora UFPA e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA. – auditório CESUPA (avenida Alcindo Cacela, 1523, Belém/PA)
17:30h: Vigilia pela Vida – em memória aos mortos na chacina do dia 04 de novembro de 2014 em Belém/PA. local: ponte do Tucunduba – Terra Firme.
 07\12\2014:
15:00h - Fórum Landi - na Praça do Carmo - projeto circular - ato inaugural da semana de direitos humanos (coletivo de entidades e movimentos sociais) contra o extermínio da juventude negra das periferias.
15:30 as 18:30h – programação cultural projeto circular - exibição de documentários e filmes sobre DH e Amazônia com debates. promoção: LAJUSA e entidades parceiras

09/12/2014  
09hs. Ato contra o extermínio da juventude das periferias e pela instalação imediata da CPI das milícias. Saída da Escadinha em direção à ALEPA. Promoção: movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada.
09 a 11/12/14
IV Fórum De Direitos Humanos e Cidadania – programação completa: www.facebook.com/lajusa.amazonia: auditorio icj/ufpa: Promoção - LAJUSA e entidades parceiras
10 a 12/12/14
III Congresso Internacional Direitos Humanos na Amazônia: programação completa:
 www.facebook.com/lajusa. Amazônia: auditório do ICJ/UFPA: Promoção: LAJUSA e entidades parceiras.
10\12\2014
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Manhã - 08h. Caravana de DH – concentração Ver - o - Peso em direção à ALEPA, TJE/PA e Governo do Pará – entrega de documento sobre DH no Pará e recomendações   (coletivo de entidades e SDDH)
Tarde – evento com estudantes de escolas públicas Belém – Promoção: comissão de DH ALEPA.
Noite: Solenidade de entrega do Prêmio José Carlos Castro de Direitos Humanos e lançamento da Conferência Internacional de Direitos Humanos pela OAB. Informações no site: www.oabpa.org.br
11/12/2014
18:00hs - Seminário: Hidrelétricas no Tapajós, Resistência e Perspectiva. Local : Auditório Central do IFPA. Promoção: Movimento Xingu Vivo para Sempre/FAOR.
12\12\2014
8:00h - Seminário Juventude e Direito à Cidade e Justiça Ambiental –  programação e  local no fone: (91) 4005 3773 e amazonia@fase-pa.org.br
18:30h -  Conferência de Encerramento do III Congresso Internacional de Direitos Humanos na Amazônia:  “Funciones y Retos de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos” - Emilio Alvaréz Icaza (Secretario Executivo da Comissão Interamericana De Direitos Humanos - CIDH) – Promoção: LAJUSA e entidades parceiras.
13/12/12
8.30 as 18.00h - Seminário SDDH - Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos – Centro Social de Nazaré – programação completa: www.sddh.org.br e jornalresistenciaonline.blogspot.com.br
Contatos
sddh@sddh.org.br
Fone 3241-1518 ou 981577069
 
“NÃO HÁ FORÇAS QUE POSSAM DETER A HISTÓRIA QUE EMERGE DA DIGNIDADE HUMANA” (Evandro Medeiros)