quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Seminário "Segurança pública, Justiça e Direitos Humanos", da SDDH, ocorre no sábado (13)



A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) convida todos e todas a participarem do seminário "Segurança pública, justiça e direitos humanos: criminalização da pobreza e dos movimentos sociais" que será realizado no próximo sábado (13), a partir das 8h, no auditório do Centro Social de Nazaré, próximo ao Centro Arquitetônico de Nazaré.

Como as vagas são limitadas por causa do tamanho do local do evento, os interessados devem enviar um e-mail para sddh@sddh.org.br com o título "Inscrição para seminário Segurança pública, justiça e direitos humanos", com os seguintes dados: 1- Nome completo; 2- Númerdo do RG ou CPF; 3 - Contato telefônico e de e-mail; 4- Endereço; 5- Entidade ou movimento social que participa (se participar).

O propósito deste evento é comemorar o 66º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos através de uma ampla discussão acerca das violações de direitos humanos no Estado do Pará, o que inclui desde os altos indíces de violência urbana, marcado pelo assassinato de jovens negros das periferias, a violência rural, que vitima trabalhadores rurais e lideranças sociais do campo, até a degradação socioambiental de grandes projetos que afetam as populações tradicionais.

Com o credenciamento marcado para as 8h, às 8h30 teremos uma mesa de abertura para explanar os objetivos do seminário e dar boa-vindas a todos e todas as participantes. A mesa 1 inicia às 9h. A perspectiva é que após as outras duas mesas, grupos de discussão o encerramento ocorra às 18h. Confira abaixo a programação completa.

Programação seminário "Segurança púlica, Justiça e Direitos Humanos: criminalização da pobreza e dos movimentos sociais"

8h: Credenciamento

8h30: Mesa de abertura: Boas-vindas e explanação dos objetivos do seminário.

9h: Mesa 01: Violência no espaço urbano e rural no Estado do Pará (o extermínio da juventude, criminalização da pobreza e dos movimentos sociais). Palestrantes: Prof. Romero Ximenes (UFPA); Ulisses Manaças (MST); Janaina Oliveira (CEDENPA/Rede da Juventude Negra)

11h: Debate

12h às 13h: Almoço

13h: Mesa 02: Política de Segurança Pública e a participação da sociedade civil;
Palestrantes: Representantes da SDDH, CEDECA-PA, CEDENPA e OAB-PA no Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSEPE) e Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública.

14h30: Debate

15h: Mesa 03: Acesso à Justiça: Reforma política e democratização do poder judiciário.
Palestrantes: Representante do Comitê do Plebiscito pela Constituinte da Reforma Política e Najupak.

17h: Grupos de discussão: relatório e recomendações.

18h: Encerramento.

(Ascom SDDH)