Direitos Humanos em foco

Estas duas últimas semanas de abril estão sendo dedicadas às discussões relacionadas aos direitos humanos e à luta dos defensores. A primeira atividade, realizada nos dias 23 e 24, na CNBB Regional Norte 2, foi o Encontro Estadual de Defensores de Direitos Humanos. O objetivo foi discutir a segurança dos defensores ameaçados de morte. Representantes de etnias indígenas, da ONG Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), do Cedeca-Emaús, da Justiça Global, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras instituições, estiveram presentes no evento.

Também no dia 24, na Paróquia São Domingos de Gusmão, na Terra Firme, ocorreu a exibição prévia do documentário "Defensorxs". O jornalista e videomaker cearense Roger Pires esteve presente no lançamento. A obra é um documentário, dividido em cinco capítulos, que fala sobre a devastação da natureza; o sofrimento dos povos oprimidos pelo sistema capitalista; desigualdade social e a luta dos defensores de Direitos Humanos. A realização do filme é da produtora Nigéria Audiovisual

No sábado (25), a Cidade de Emaús, no Benguí, sediou Encontro Sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Movimentos Sociais, que teve como objetivo promover a discussão coletiva entre os diversos movimentos sociais sobre as estratégias políticas e os referenciais teóricos e legais em construção. A união das lutas dos diversos movimentos foi um dos temas mais abordados durante o evento. Uma carta de referência foi elaborada com a intenção de elencar os princípios e estratégias na incidência em direitos humanos e segurança pública no Pará. 

Nesta segunda (27), até a próxima quarta (29), teve início a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB, que está sendo realizada em Belém, no Hangar. A coordenadora do Programa Acesso à  Justiça da SDDH, Anna Cláudia Lins Oliveira, e o coordenador administrativo financeiro Marco Apolo Santana Leão, da ONG, participam respectivamente dos Fóruns "Acesso à Justiça, Violência e Crimes de Ódio" e "Criminalização dos Movimentos Sociais e dos Defensores de Direitos Humanos". Outro destaque do evento são as audiências públicas que ocorreram amanhã (28), às 19 horas. Clique AQUI e veja a programação completa. 

Postagens mais visitadas deste blog

Bruno Munduruku Ancestralizou

Breves enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água