sexta-feira, 19 de junho de 2015

Seminário nacional vai discutir a democratização do sistema de justiça

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e a Articulação Justiça e Direitos Humanos promovem nos dias 22 e 23 de junho o Seminário Nacional A democratização do sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos. Movimentos sociais, organizações de direitos humanos, pesquisadores, operadores do direito de diversos segmentos (magistratura, ministério público, defensoria pública, universidades e advocacia), jornalistas e representantes de legislativo e executivo participarão da atividade, para debater formas de garantir participação popular e outros mecanismos de democratização do sistema de justiça.

Composto por instituições da administração pública brasileira, o Sistema de Justiça também deve incoroporar mecanismos que o torne mais plural e que ouça as vozes que demandam direitos e maior participação. No entanto, as respostas vindas do Judiciário atualmente não atendem aos anseios populares. Isso ocorre em meio a um contexto de intensa reação conservadora e retrocessos no campo dos direitos humanos.

Para ajudar nessa discussão, o seminário irá debater a relação de temas como a reforma do sistema político, democratização da comunicação, reforma agrária, direito à cidade, questões indígenas e combate ao machismo, racismo e homofobia com as transformações necessárias na política de justiça. O seminário será realizado no Auditório do Instituto de Ciências Políticas e Relações Inetrnacionais IPOL/IREL, na Universidade Brasília. 


Lançamento de livro

Durante o evento, no dia 23, será lançado o livro Justiça e Direitos Humanos: perspectivas para a democratização da justiça. A obra, produzida pela organização Terra de Direitos e pela Articulação Justiça e Direitos Humanos, foi organizada por organizado por Antonio Escrivão Filho, Darci Frigo, Érika Lula de Medeiros, Fernando Gallardo Vieira Prioste e Luciana Cristina Furquim Pivato, e conta com nove textos escrito por pessoas de diferentes organizações.
 
 

Serviço:

Seminário Nacional A democratização do sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos

 

Data: 22 e 23 de junho de 2015
Início: 9h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Políticas e Relações Internacionais IPOL/IREL - Universidade de Brasília - DF

 
 
Clique  AQUI e acesse a programação do evento no site 
 
Clique  AQUI e faça sua inscrição
 
 
Fonte: JUSDH