quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Familiares das vítimas da chacina promovem Ato Público nesta sexta (4)


Familiares das vítimas da chacina de novembro de 2014 promovem nesta sexta-feira (4), a partir das 17 horas, em frente ao Mercado de São Brás, um Ato Público, incluindo diversas programações culturais, em memória das pessoas assassinadas. O principal objetivo da ação é exigir justiça em memória das vítimas, que foram covardemente executadas na noite do dia 4 e madrugada do dia 5. 

Durante o ato, ficarão expostos num varal: fotos, poesias, recortes de jornais com matérias sobre a temática, entre outras. A programação também contará com músicas, cartazes, faixas e microfone aberto ao público. A série de assassinatos completa dez meses em setembro de 2015, mas até agora, as investigações ainda não foram concluídas e apenas um dos autores do crime está preso. A investigação corre em segredo de justiça.

"Diante dos fatos, a segurança pública prendeu apenas cinco pessoas, mas quatro já foram soltas, pois o judiciário libertou os suspeitos. Por isso estamos indignados, vendo a impunidade e a injustiça prevalecer. Além da gente ter perdido os nossos filhos, alguns familiares e testemunhas foram ameaçados de morte e o medo continua rondando aqueles que teimam em fazer o enfrentamento e clamar por justiça", revela um dos familiares das vítimas.

Segundo o familiar, o cenário de insegurança não mudou. "Diariamente vemos nossos vizinhos e outros jovens que vêm sendo executados no mesmo modus operandi nos bairros onde ocorreu a chacina, em outros bairros de Belém e em vários municípios paraenses. A maioria desses jovens são pobres, negros, moram nas periferias e são criminalizados para justificar a matança, mas nós que discordamos com essa injustiça, vamos novamente cobrar o direito a vida e que a justiça prevaleça em nosso estado!".

O evento será realizado pelas famílias com a parceria daqueles que apoiam essa luta e contará com a seguinte Programação: movimentos e pessoas se manifestando em solidariedade aos familiares, música, varal de fotos e poesias, matérias em Jornais de mídias livres, orações e mística por todos os jovens que foram arrancados desta vida e de suas famílias de forma covarde e violenta. 



SERVIÇO:

Data: 4/9/2015

Hora: 17h

Local: Praça em frente ao Mercado de São Brás.




PROGRAMAÇÃO 

17h – Concentração; 


17h30 – Microfone aberto para pronunciamento; 


18h30 – Mística.