quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Filme "João Batista, o combatente do povo" precisa de apoio para ir às telas

Imagem: Divulgação.
O Filme longa-metragem documentário, "João Batista, o Combatente do Povo", baseado no livro João Batista, mártir da luta pela reforma agrária, de Pedro César Batista (Expressão Popular - 2009), trata da vida do deputado João Carlos Batista, assassinado em 6 de dezembro de 1988, e de inúmeras lideranças de trabalhadores rurais assassinadas ao longo da década de 1980, todos mortos devido a atuação na luta pela reforma agrária. 
 
O filme analisará ainda as causas da concentração fundiária e da impunidade de mandantes e assassinos de crimes contra os trabalhadores rurais e seus defensores no Brasil. Batista foi o único parlamentar assassinado no Brasil, em pleno exercício do mandato, após o fim da ditadura.

O projeto para a produção do filme prevê filmagens no Pará, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Bahia. Aproximadamente 100 personagens da história recente do país, os quais conviveram ou não com o personagem, serão entrevistados. O filme terá trechos encenados, entrevistas e a reprodução de documentos, reconstruindo o período histórico da militância do advogado e deputado assassinado.

Na semana que marcou o 25º ano do assassinato de João Batista a TRUPE DO FILME e o autor do livro e irmão de João Batista, Pedro César Batista, acompanhados da equipe de produção estiveram em diversas cidades paraenses, iniciando as gravações de entrevistas, durante a realização de atos públicos que marcaram essa data.

A produção será da TRUPE DO FILME, ex CIA DO FILME, sediada em Brasília e que há mais vinte anos trabalha com produção de filmes, vídeos institucionais e publicitários, programas para TV, filmes de curta e longa-metragem, campanhas políticas, além da locação de equipamentos profissionais de gravação, edição e finalização.

Para a captação dos recursos necessários para a produção do filme a TRUPE DO FILME busca contatos e parcerias, públicas e privadas, dispostas a contribuir para resgatar a luta pela terra, contra a ditadura e a história de militantes da luta popular entre 1960 e 2009, ano que o livro de Pedro Batista foi lançado.

Com um orçamento previsto de R$ 3.100.000, o projeto, devidamente aprovado pela Ancine e Ministério da Cultura, captará os recursos pela Lei Rouanet. Desse montante poderão ser captados até R$ 1.000.000,00, recursos que serão abatidos do pagamento de imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas.

Para tanto, solicitamos o seu apoio contribuindo com a produção do filme João Batista, o combatente do povo. Toda a ajuda será importante e determinante para assegurar a execução do projeto. Dizia José Marti que “o povo que não tem passado não tem futuro, por isso, possibilitar que os mais jovens conheçam a história da luta pela democracia e justiça social no Brasil é fundamental para construir um futuro mais venturoso e justo.

Desde já agradecemos e nos colocamos a disposição para esclarecimentos.

Assinam,

João Castro - Trupe do Filme
Pedro Batista

Para saber mais clique AQUI .


Informações:

João Castro - Trupe do Filme

(61) 8433 6039

joaocastro1959@gmail.com



Pedro Batista

pcbatis@gmail.com

(61) 8322 9805