Pará recebe visita da equipe da ONU que estuda violações de DH por ações de empresas

Imagem: reprodução de reportagem do portal do JH
Na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, uma equipe de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) que estuda violações de direitos humanos causadas pelas ações de empresas, virá visitar Belém do Pará como parte de uma agenda de visitas em outras seis cidades (Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Altamira).

A equipe irá analisar nessas cidades casos e situações específicas relacionadas principalmente à temática dos prejuízos sociais e ambientais causados por empresas de mineração, hidrelétricas, consórcios de construção de obras da Copa do Mundo e casos de ameaças e criminalização a defensores de Direitos Humanos ligados à defesa da terra e território. Essas visitas são fruto de um pedido de diversas entidades nacionais da sociedade civil, dentre elas a Conectas, a Justiça Global, o MAB, entre outros.

Em Belém a agenda da sociedade civil será uma reunião com lideranças que atuam diretamente nas questões dos impactos causados pela Vale, no Pará e Maranhão, bem como impactados com os prejuízos ambientais trazidos pelo tratamento do caulim em Barcarena. Além disso, também será ponto de denúncia à equipe os danos até hoje não minimizados com a construção da UHE Tucuruí. A situação dos defensores ameaçados também será mote de discussão. Quem está organizando a agenda em Belém é o MAB, IEB, FASE, SDDH e RJNT (Rede Justiça nos Trilhos).

Clique AQUI  e leia a Carta feita por integrantes da Sociedade civil organizada ao Grupo de Trabalho da ONU.

Postagens mais visitadas deste blog

Bruno Munduruku Ancestralizou

Breves enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água