terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Belém recebe ato político e cultural na véspera de completar 400 anos


Dia 11 (segunda feira), 9 horas, no Anfiteatro da Praça da República, Belém vai receber o Ato político e cultural Belém: 400 anos sob o olhar do guetoBelém completa 400 anos e o povo ousa mostrar isso a partir da sua visão. Em quatro séculos de história sabemos que, pra ser cidadão belenense não basta ser apaixonado por nossa capital. Foi (e ainda é) preciso muita luta e resistência para garantir um mínimo teto. 

Muitos bairros tiveram suas origens com grandes lutas por moradia na década de 70, direito que foi conquista com dura repressão por parte dos governantes da época. Até hoje continuamos vendo o descaso dos nossos gestores. Poucos tiveram verdadeiro compromisso com quem de fato sustenta nossa cidade todos os dias: @s trabalhador@s. 

Nesse aniversário de Belém sabemos que as comemorações serão, basicamente, no centro da cidade com belo palco para a prefeitura mostrar suas obras concluídas e/ou em andamento. No entanto, queremos mostrar outra faceta de nossa capital: nossas quebradas; nossa cultura e nossos clamores! Clamores de uma cidade que, em seus 400 anos, está irremediavelmente dividida. Onde, na periferia, a maior parte da população sofre com constantes alagamentos; ruas não asfaltadas; sem acesso às escolas e hospitais de qualidade; sem segurança, entre outros. 

Apesar do abandono e da exclusão de uma política que marginaliza os pobres, a periferia segue firme, clama, luta, dança, ginga e segue em frente, conquistando com muito orgulho e com muito suor o pão de cada dia. Venha participar do ato Belém: 400 anos sob o olhar do gueto. Contamos com a sua presença! ;)


SERVIÇO:

Ato Belém: 400 anos sob o olhar do gueto

Quando: dia 11 de janeiro (segunda-feira)
Que horas: 9 horas,
Onde: Anfiteatro da Praça da República.


Fonte: Gueto 400