ENCERRAMENTO DO CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS

 

Por Cristivan Alves

A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos- SDDH, neste semestre de 2022 está atuando ativamente na instrução de Defensores/as de Direitos Humanos, que é fundamental para a construção de uma sociedade instrumentalizada de dispositivos para lutar contra ausência da garantia de direitos no estado do Pará. O curso de Advogados/as populares em Direitos Humanos e o Curso de Educação Popular em Direitos Humanos está sendo fundamental na formação de Defensores/as de Direitos Humanos no estado.

O Curso de Educação Popular em Direitos Humanos do “Projeto Educar Resistir por Direitos Humanos na Amazônia”, teve início no dia 02 de maio e encerrou as atividades no dia 01 de Julho deste ano.  O curso acontecia às sextas-feiras, na sede da SDDH, com 16 temáticas voltada para Amazônia e direitos humanos, sendo: Direitos Humanos. Trajetória, Concepção e Características no Brasil; Direitos Humanos, Gênero, Raça e Participação Política; Educação Popular. Princípios Básicos; Segurança Pública, Defesa Social e Direitos Humanos; Controle social. Defendendo o SUS; Bem Viver. Autor cuidado. Política Integrativa do SUS; Liberdade Religiosa; Racismo Estrutural e Institucional; Meio Ambiente e Direitos Humanos na Amazônia: urgência e violência; Cidades Ambientalmente Equilibradas e Sustentáveis; Relato de Catadores/as de materiais recicláveis reutilizáveis do Pará; Liberdade de expressão, Militância On-line com segurança nas Informações. Nova lei de Proteção de dados: Por uma cultura de Direitos Humanos; Participação Política das mulheres nos espaços de poder; Indígena. Marco Temporal e Reforma da Previdência e Trabalhista.

Essas temática tiveram facilitadores de diversos cantos do país, cada conhecimento voltado para o tema, e este assuntos era questionado e debatidos pelos cursistas, os facilitadores participaram on-line e ou presencial, veja alguns dos facilitadores: Paulo Corbonari (MNDH); Fátima Matos ( CENDEPA e SDDH ); Jaqueline  Freitas ( UFPA); Cristina Carvalho ( Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Pará), Vera Tavares ( Conselheira da SDDH); Aiala Colares (UEPA); Valdevir Both (Fórum Nacional Sociedade Civil); Tânia Sena; Edson  Silva Barbosa ( Bàbá Edson Catendê)(povo de Terreiro); Robson Anselmo Santos ( defensor DH, Instituto Braço), Alejandro Falabelo ( SDDH), André Farias ( UFPA); Antonia Salgado ( MAMA- PA e SDDH); Nádia da Luz ( Cooperativa de catadores AS visão  Pioneira de Icoaraci- COCAVIP); Rodolfo Avelino ( Comunicador Jornalista) ; Eunice Moraes (UFPA); Elisete Veiga Maia (MMCC) e Antônio José  Marinho  Aguiar Neto ( Indígena Estagiário em Jornalismo SDDH).

Foto: Cristivan Alves

#educaçãoemdireitoshumanos

#educaçãotransformadora

#educaçãolibertadora

#educaçãopopular

#direitohumanos

#cursopopular

#amazônia

#sddh

 

Postagens mais visitadas deste blog

Bruno Munduruku Ancestralizou

Breves enfrenta sérios problemas com o abastecimento de água